.feed-links{display:none !important;

Total de visitas

sexta-feira, 3 de junho de 2016

disfarçar odores na região íntima

Como disfarçar odores na região íntima?
Apesar de ser absolutamente normal e até um sinal de saúde, o característico odor da vagina incomoda muitas mulheres que têm uma encanação maior com a higiene íntima.
Vaginose bacteriana: sintomas e tratamento da doença que pode atacar sua região íntima
Secreção vaginal é normal? Odor forte e coceira pode ser sinal de infecção
Quando o odor é muito forte e diferente do habitual, é provável que haja alguma infecção. Neste caso, a mulher precisa procurar um ginecologista para investigar as causas do problema e tratá-lo adequadamente. Já o cheiro normal da vagina é suave e, em alguns casos, até imperceptível pela própria mulher.
Ainda assim, muitas ficam preocupadas com a possibilidade de outras pessoas sentirem o odor, ou de o parceiro se incomodar na hora do sexo.
Por que a vagina tem odor?


Assim como o resto do corpo, a região íntima feminina produz secreções que servem para proteger a área de possíveis contaminações.
“Os odores são formados por uma mistura de substâncias que são produzidas na região genital, como suor, sebo e secreções vaginais. Essa combinação favorece uma colonização de bactérias e outros micro-organismos, que servem para proteger a região e, por sua vez, também produzem odores”, Cheiro comum vs. sinal de doença.
Ao notar um odor forte, a mulher deve procurar seu médico, que fará exames físicos e clínicos para descobrir a causa do problema. É muito importante que a paciente não tente disfarçar o cheiro antes da consulta com ducha interna ou desodorante, pois isso irá dificultar o diagnóstico.
Não é difícil diferenciar o cheiro normal do sinal de infecção. “A vagina possui um odor suave, não tem nada que se assemelhe a ele. Quando ele é tão forte que conseguimos caracterizá-lo, como cheiro de peixe podre, por exemplo, é sinal de problema”, explica.
No último caso, tentar mascarar o sintoma com produtos perfumados ou lavagens excessivas é perigoso. Além de correr o risco de piorar uma possível infecção, a mulher pode deixar de investigar a causa da doença por não perceber mais o odor forte e, em casos mais graves, acabar desenvolvendo condições sérias como o câncer de colo do útero ou infertilidade.
“Ao notar um cheiro não característico e forte na região genital, é preciso procurar um médico o mais rápido possível para tratar o foco do problema”, orienta.
Vergonha no sexo para as mulheres preocupadas com este assunto, o maior medo é que os outros sintam o odor exalado pela região genital, como o parceiro no momento do sexo. Porém, não há motivos para encanar. “Se a saúde estiver em dia, dificilmente seu odor irá incomodar você mesmo ou seu companheiro. Além disso, feromônio é muito atrativo para o homem, no sentido primitivo mesmo. Ao tentar mascarar esse odor natural por vergonha, acabamos eliminando esse fator positivo. É provável que seu parceiro goste mais do seu cheiro com a higiene adequada do que de produtos artificiais”, declara.
Diminuir odor da vagina: medidas simples muitas mulheres têm medo de que o odor da vagina seja percebido pelo parceiro durante o sexo. No entanto, não só o cheiro não incomoda como é atrativo para o sexo oposto.
Mulheres obesas, que transpiram bastante ou que têm pelos pubianos muito compridos podem exalar um cheiro mais acentuado. Outros hábitos comuns, como o uso de determinadas roupas, também provocam a condição.
Se após a investigação do seu ginecologista você descobriu que não tem nenhum problema de saúde, pode tentar medidas básicas para melhorar a higienização e favorecer a saúde íntima, minimizando odores.
Como higienizar a vagina corretamente a higiene exagerada da região íntima geralmente piora o odor. Isso porque os pelos, a camada gordurosa e as secreções que existem lá, apesar de serem causadores do cheiro, são também os responsáveis por combater a proliferação de bactérias e fungos. Ao lavar demasiadamente a região, interna ou externamente, a paciente acaba removendo parte desta proteção, favorecendo infecções e, consequentemente, odores fortes e outros problemas mais graves.
“Um a dois banhos por dia são mais do que suficientes”. A maneira certa, segundo orienta a especialista, é lavar bem a vagina externamente, tomando cuidado para higienizar as “dobrinhas”. Para isso, é preciso afastas os pequenos e grandes lábios, e também a pele que fica em volta do clitóris, que pode acumular secreções. Passe o sabonete com os dedos nesses locais de difícil acesso e enxague bem.
Sabonete íntimo ou comum?
O ideal é utilizar um produto que se aproxime do PH natural da vagina, que é ácido. Pode ser o sabonete íntimo ou um neutro.
Ducha íntima faz mal?
Sim. Lavar a vagina internamente pode alterar o PH e destruir a flora local, eliminando as proteções naturais e favorecendo o aparecimento de inúmeras doenças. Além disso, a prática é capaz de mascarar possíveis sintomas de complicações, como o odor mais forte e corrimento, que precisam ser tratados por um especialista. Ademais, a vagina não requer esse tipo de limpeza.
O protetor diário só deve ser usado no final da menstruação ou para conter escape de urina durante o tratamento. Já o lenço umedecido pode ser utilizado para higienizar a região, mas apenas em uma eventualidade. Lenços umedecidos: usar ou não?
O produto pode ser utilizado em uma casualidade, mas não deve ser hábito. Os lenços desenvolvidos especificamente para a região íntima quando necessário. “Se você trabalhou o dia inteiro, vai para um jantar e não tem tempo de tomar banho, pode usar o lencinho e trocar a calcinha. Mas não pode fazer isso todos os dias, pois vai remover a gordura da região”, diz. “A candidíase de repetição, por exemplo, pode ocorrer devido à limpeza exagerada”, completa.
Protetor diário faz mal?

Sim. O absorvente abafa a região íntima e torna o ambiente mais úmido, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias e, consequentemente, a piora de corrimentos e odor. Ao usar um protetor diário para mascarar esses sintomas, a mulher acaba piorando a situação. Ele só deve ser utilizado no final da menstruação e durante o tratamento para escape de urina. “É melhor trocar de calcinha no meio do dia do que abafar a região com o absorvente”, orienta a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário