.feed-links{display:none !important;

Total de visitas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Erros que os pais podem cometer: 24/09/13


Erros que os pais podem cometer:
Facilitar tudo na vida deles
Tentar tirar todas as pedras do caminho do seu filho pode parecer tentador e soar como algo muito bom para o seu filho, mas na verdade, com essa atitude você está: declarando que ele não consegue se virar sozinho e impedindo que ele aprenda. Além disso, está criando uma relação de dependência que um dia pode vir a ser muito problemática quando você não estiver por perto.

Querer apressar o caminho dos filhos.
É muito comum pais quererem que o filho saiba mais que as outras crianças da mesma idade, que seja mais maduro, que já saiba ler mesmo quando os outros ainda não aprenderam.
Porém, apressar o desenvolvimento da criança pode causar muita confusão.
Segundo especialistas, o ideal é deixar a criança viver cada fase da vida e se desenvolver de acordo.

Tapar o sol com peneira
Outra prática muito comum é arrumar soluções rápidas para problemas que demandam muito tempo e dedicação. Por exemplo, se um filho não está fazendo o que você quer que ele faça, uma solução simples é chantageá-lo dizendo que se ele se comportar bem ganhará o videogame que tanto quer.
Entretanto, esse tipo de relação não ensina a criança a respeitar os pais, as regras e a ouvir não quando é necessário.

Querer ser amigo do filho e esquecer os limites
Procurar manter uma relação harmoniosa e próxima do filho é uma atitude admirável, entretanto, quando a amizade com o filho passa a ser mais importante do que educa-lo, isso se torna um problema.
Por exemplo, há situações em que alguns pais não tomam medidas disciplinares com os filhos, pois temem perder a amizade com a criança e isso não é recomendável.

Medir o seu sucesso como pais por meio das conquistas do filho
Outra atitude dos pais que pode causar um impacto negativo na criação dos filhos é achar que se o filho é bem sucedido no que faz isso significa que estão sendo bons pais.
Nem sempre isso é uma verdade.
Além disso, esse tipo de pensamento pode gerar cobranças excessivas e causar frustração. Evite este comportamento.

Tentar a todo custo proteger seu filho
Proteger é bom, cuidar do seu filho é seu papel, porém não de forma excessiva.
Proteger o filho exageradamente impede que ele aprenda a lidar com as adversidades que encontrará na vida adulta. Se você quer que seu filho saiba se proteger mesmo quando você não estiver por perto, comece o deixando sair da bolha.

Deixar o filho ser criado por tudo menos por você
A correria da vida moderna tem deixado os pais com cada vez menos tempo para investir na educação dos filhos.
Um efeito colateral dessa mudança de comportamento é que hoje em dia os pais estão sempre em busca de artifícios e recursos para manter os filhos ocupados enquanto eles descansam ou trabalham (mesmo quando estão em casa).
Desta forma, os filhos passam 95% do tempo sendo educados por filmes, desenhos, babás… menos pelos pais. Além de esse comportamento distanciar o filho e os pais, isso também pode acarretar outras conseqüências psicológicas na criança.

Apesar dessas recomendações, cada caso é único e nenhuma sugestão resolve o problema de todos os pais. Por isso, se você sentir que pode estar tomando atitudes similares a essas, procure a ajuda de um profissional, de um psicólogo; converse com os professores dos seus filhos e também com o pedagogo do colégio.
 Invista na educação do seu filho e não só em uma boa escola.

Você, melhor do que ninguém sabe o quanto ele merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário