.feed-links{display:none !important;

Total de visitas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Carniça que Perturba.19/04/13


Carniça que Perturba.

O mau hálito, chamado de halitose, gera um grande desconforto e constrangimento.

Esse problema pode ter origens variadas.

Quer saber o que pode causá-lo?
Então, confira as explicações do médico Vladimir Schraibman, especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de cirurgias robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Albert Einstein, de São Paulo:
1 - O hálito é composto pelo ar expirado após a inspiração que provoca as trocas gasosas fisiológicas, associado às substâncias eliminadas por via pulmonar. Essas substâncias partem do intestino para o fígado, bile, sangue e, finalmente, pulmões, quando são eliminados pela expiração.
Todo o processo resulta no odor desagradável por causa da passagem do ar pela cavidade bucal ou estômago durante a respiração.


2 – Em pacientes portadores de refluxo, o conteúdo do estômago reflui em direção à boca contendo restos alimentares e sucos gástricos que, muitas vezes, ainda estão indigestos, causando mal hálito crônico.
A gastrite, por gerar uma lentidão maior no estômago, pode induzir quadros de digestão lenta com liberação de “gases” estomacais que originam o odor bucal.
Refeições ricas em proteínas também podem gerar o problema, pois acarretam uma digestão lenta com liberação de amônia e resíduos que são ricos em odores que levam à halitose.
3 – Pesquisas efetuadas pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA) concluíram que é um mito que o mal hálito crônico tenha sua origem no estômago.
Isso existe porque se associou estômago vazio com halitose, mas é um fenômeno passageiro.
Se a pessoa ficar mais de quatro horas sem se alimentar, o corpo sofre com hipoglicemia (diminuição na quantidade de açúcar para o organismo queimar).
Assim, o organismo passa a consumir ácido graxo (gordura), presente na corrente sanguínea.
Esse ácido possui um odor fétido e é volátil.
Quando a pessoa expira e há a troca de gases no pulmão, o cheiro ruim do ácido graxo é eliminado, sendo caracterizado como halitose matinal, que muitas pessoas têm.
Mas, a partir do momento que se alimenta, o mau cheiro desaparece.
4 – Há vários problemas que podem influenciar no aparecimento da halitose, como jejum prolongado, higiene bucal inadequada, diabetes, prisão de ventre.
Estresse e medicamentos controlados também podem ser responsáveis pelo mau hálito, porque inibem o fluxo salivar.
5 – A halitose pode provocar alguns prejuízos emocionais, como insegurança ao se aproximar das pessoas, seguida de depressão, dificuldade em estabelecer relações amorosas, esfriamento do relacionamento do casal, resistência ao sorriso, ansiedade, e baixo desempenho profissional, quando o contato com outros é exigido.
6 – Menos de 10% das pessoas que sofrem com a halitose têm problema gástrico.
Em 90% dos casos, a saburra lingual (placa bacteriana esbranquiçada, que também pode ter coloração amarelada ou amarronzada, que se forma no fundo da língua) é a principal causa do incômodo.
7 - Quando a halitose é gerada por problemas digestivos, o médico deve avaliar quais detritos estão mais presentes na mucosa bucal e, a partir daí, definir se há necessidade de um tratamento ou apenas orientação sobre a higiene bucal.
       Como saber se tem mau hálito?
Pode por exemplo, cheirar o fio dental, após uma limpeza dos seus dentes, desde que este seja sem cheiro ou sem cera.
Pode ainda passar a língua numa flanela e posteriormente cheirá-la para saber se está com este problema.
       Que alimentos poderão ajudar no combate ao mau hálito?
Em primeiro lugar, comer qualquer coisa, excepto alimentos fortes como alho, cebola, queijos, etc., é o suficiente para provocar a produção de saliva e evitar os maus cheiros presentes na língua.
As laranjas, ricas em ácido cítrico, são muito eficazes, já que estimulam as glândulas salivares a produzir saliva, refrescando o hálito.
A salsa é muito eficaz no combate ao mau hálito já que contém clorofila, com características especiais na remoção do mau cheiro e com excelentes propriedades anti-bacterianas.
O cravinho ou cravo-da-índia contêm eugenol, mais um fantástico anti-bacteriano.
Pode colocá-lo na boca e trincá-lo, deixando o seu óleo de aromas invadirem a sua boca. Isto poderá arder ligeiramente, por isso vá trincando-o até todo o seu óleo ficar consumido, cuspindo tudo no final.
Não use esta especiaria em óleo ou em pó, pois poderá queimar a parte interior da boca.
A canela em pau é muito eficaz como anti-séptico oral.
 Existem algumas sementes muito benéficas no combate ao mau hálito.
São elas as sementes de funcho, de cardamomo, de endro e de anis.
Esta última é a mais poderosa para matar bactérias, enquanto as restantes são mais eficazes para disfarçar o cheiro.
A pastilha elástica, mastigada após as refeições, ajuda a limpar a cavidade bocal e estimula a produção de saliva, o que se torna benéfico.
Opte pelas pastilhas sem açúcar, já que assim não permitirá que as bactérias do mau hálito sejam alimentadas por esses mesmos açúcares.
       Os elixires, os dentifrícios e as escovas de dentes são eficazes?
Grande parte dos elixires disfarça somente o mau hálito durante algum tempo.
Os mais eficientes para combater o mau hálito são os à base de dióxido de cloro, já que conseguem eliminar os compostos de enxofre, que causam o mau hálito.
Os elixires mais comuns, à base de álcool, secam a saliva e agravam ainda mais o problema do mau hálito.
As pastas dentifrícias à base de óleo da árvore-do-chá são as melhores, já que funcionam como um desinfectante natural.
Poderá encontrá-las em farmácias ou lojas de produtos dietéticos.
Traga sempre consigo uma escova de dentes e o respectivo dentifrício, usando-a após todas as refeições.
Se por acaso ingeriu bebidas à base de citrinos ou de cola, escove os dentes apenas uma hora depois, já que se o fizer imediatamente a seguir, estará a favorecer o efeito erosivo que os ácidos desses líquidos provocam nos dentes.
A melhor forma de guardar a sua escova de dentes é de cabeça para baixo, num recipiente tapado e com água oxigenada.
Não se esqueça de passá-la bem por água antes de ser utilizada.
       Outras técnicas para eliminar o mau hálito da boca:
A língua é a principal responsável pela produção do mau hálito, pois aloja bactérias que provocam esses maus odores.
Sempre que possível raspe-a, por exemplo, com os dentes, enxaguando posteriormente a boca com água.
Uma colher também é muito eficaz como raspador de língua.
Passe a colher pela língua, de trás para frente, durante algumas vezes e não esquecendo as laterais da língua. Passe depois a boca por água.
Use um irrigador para a boca, um aparelho simples que esguicha água e limpa o interior da boca.
Este é muitas vezes mais eficiente que uma escova de dentes ou o fio dental.
Se o seu hálito tem um sabor adocicado, poderá ser um sinal de diabetes, devendo consultar um médico para realizar os respectivos exames.
Se estas dicas não foram suficientes ou acha que tem uma higiene cuidada e eficiente da boca e continua com problemas de mau hálito, considere consultar um dentista que o poderá aconselhar sobre a sua higiene oral, verificando se tem algum problema ao nível dos dentes, das gengivas ou outro tipo de problema mais grave.
       Está matéria não é minha, mas por achar que têm conteúdo explicativo agarrei e colei no Força de Ler, só assim os meus leitores que tiverem problemas como os ditados dentro da narrativa poderão dela obter algum ensino e proveito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário