.feed-links{display:none !important;

Total de visitas

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Construindo meu circulo de amizade 07/09/12

Construindo meu circulo de amizade.
Eu tinha uns sete anos mais ou menos quando comecei construir meu circulo de amizade.
Primeiro conheci um menino da mesma idade que a minha, ia eu chutando uma fruta de lobo pelo corredor boiadeiro, um chute aqui ela atravessava batendo no barranco, outro chute ela se distanciava e assim seguia sempre em frente.
Às vezes correndo, às vezes parado para chutar a gol.
Depois que já tinha percorrido uns nove mil passos, de frente vinha um menino empurrando uma bicicleta.



            Sem mais sem menos ele conversou comigo.
            Oba, voce vai aonde.
Estou indo à casa da minha avó.
            E essa bola ai, apanhou aqui perto?
Xiii é de um pé que tem bem na porta da minha casa.
            E voce mora aonde?
No final do corredor, e voce?
            Estamos morando aqui no Caricio.
A sei; e porque esta empurrando a bicicleta.
            Não sei andar fui buscar ela para meu pai que esta trabalhando.
E porque não tenta andar.
            Já tentei, mas cai ela é muito alta para mim.
Quer que eu segure para voce montar.
            Não, também tenho medo.
Aí é diferente, estamos conversando há tempos e não sei seu nome como voce se chama?
            Lourival e voce.
Carlos, mas pode me chamar de Piau.
            Piau!
Ué o que tem de mais.
            Voce não acha ruim?
Eu não, o que tem de mais.
            Sei lá, se fosse eu, não ia gostar.
Não to nem aí é só um apelido mesmo..

            Como caminhava para o sentido sul e ele norte não pudemos trocar mais conversa, mas foi o suficiente para começar-mos uma amizade de meninice.
E desde aquele momento tornamos muito amigos, já no primeiro dia de aula passei perto a casa dele e fomos juntos para a escola.

            Então Lourival; vamos começar uma nova jornada.
Isto mesmo nem sei o que vou sentir nestes primeiros dias de aulas, já que estou começando nesta nova escola hoje.
            Vai ser moleza, pelo que voce disse lá na outra em que voce estudava a diretora era durona, não é isto.
A sim, mas já tinha acostumado com os colegas e até mesmo com os professores, mas tudo bem, eu tenho que enfrentar.
            Isto ai, então caminhemos.

            E ali foi o inicio de nossa marcha por vários dias, sempre eu ia um pouco mais cedo assim não precisávamos ficar com corre-corre até a escola, íamos sempre devagar, hora conversando,, hora brincando.
            “Durante diversos dias fomos juntos, mas na sexta-feira eu não estava bem e deixei de ir e na parte da tarde Lourival veio ver o que estava acontecendo comigo, foi aí que percebi que tinha alcançado um grande amigo”.

            Uai só porque voce não foi à escola?
Não estava me sentindo muito bem, ainda estou com uma terrível dor de cabeça, creio que foi o que comi ontem a tarde, assim disse minha mãe.
            E o que foi que voce comeu?
Beiço de porco no feijão com farinha e depois mais tarde pé de moleque, com amendoim inteiro.
            Ta na cara que foi isso mesmo, porco com amendoim não combina, voce deve de ter ficado toda manhã na casinha.
Foi isso mesmo, eu até enchi a roupa, vamos sentar ali no pé de jaca estou um pouco ainda tonto.
            Que beleza de jaqueira em, e tem jacas, será que tem alguma madura, se tiver vou levar uma para minha mãe ela adora.
Creio que não, mas se quiser dar uma olhada.
            Como é que se olha para ver se está madura.
Muito fácil, os espinhos da casca fica escurecidos e o talo começa corar para cinza.
            A; então aquela ali a cima da forquilha está, vou subir e apanhá-la, voce pega para mim, não deixa a estragar, por favor.
Pode jogar.
            É pesada, será que voce agüenta, lá vai.
Manda, e caramba, arrebentou.
            Vou pegar a outra, está é menor, segura ai, pelo amor de Deus não deixa estragar.
A peguei como é pesada.
            Que bom, agora levo para mamãe.
Sua mãe vai gastar uma semana para degolar a danada.
            Que nada na sentada ela destroça tudo, nunca vi alguém gostar tanto dessa fruta.
Nem eu, vou até a casinha.
            Ta mal mesmo em, então também vou indo, se não meus pais ficam preocupados, se voce melhorar ate amanhã vai a minha casa, vamos cantar parabéns para minha irmã Susy.
Tudo bem, tchau.

            Sai correndo e fui até a casinha para fazer o necessário e durante todo o resto do dia e a noite, sei que passei muito mal, com tanta dor na barriga e evacuando sem parar.
No outro dia sendo sábado eu já estava bem e fui mesmo à casa do meu amigo Lourival, sei que pedi meu pai que se ficasse tarde, era para ele ir me buscar.
            “A festinha estava animada, foi à primeira vez na vida que dancei uma musica tocada em toca disco”.
Antes de eu conhecer um toca disco, sempre era sanfoneiro, violeiro com um pandeirista que fazia o toque para se dançar, já tínhamos acostumados com aquilo, mas com a chegada daquela toca disco tudo mudou.
            Nos primeiros dias todos achavam esquisito aquilo, mas com o passar dos tempos acostumamos.
Naquele dia conheci Susy a irmã de Lourival e foi também minha primeira amiga, Susy gostava muito de jogar bola e com isso éramos parceiros de time.
Nós todo o domingo pela manhã no campinho do espraiado, formava o time do arrebenta para enfrentar o time da ladeira.
Tinha domingo que os do arrebenta ganhava, mas tinha domingo que os da ladeira embolsavam, com isso era de grande rivalidade.
            O campinho do espraiado ficava a uns cinco mil passos de mina casa, nem muito longe nem muito perto dava para ir chutando bola de meia ou mesmo de berinjela - do - campo.
Não era somente aos domingos que formávamos um time, mas durante a semana também, sempre depois da escola e lá estava Susy, nosso artilheiro.
Os pais de Lourival e Susy eram muito religiosos em épocas comemorativas de algum Santo eles faziam terços, reunião e sempre havia festa.
             Dia seis de Janeiro eles comemoravam o Dia de Reis, mas ante ali pelo dia vinte e sete de Dezembro eles soltavam uma folia de Reis que contava com muitos integrantes e palhaços sendo três.
Já no primeiro ano que eles soltaram a folguedo dos Reis meu pai entrou na bagunceira, tornando-se um dos palhaços.
Sei que durante todos aqueles dias aonde os foliões percorriam eu e meu amigo Lourival estava junto.
Em cada casa que chegava era uma festança, os foliões cantavam lindas canções que faziam a gente se emocionar, os recepcionistas logo davam inicio de um café, se já fosse a hora de almoço ou do jantar podia ter certeza que dali ninguém saia com fome.
Nós a criançada faziam boas brincadeiras ao redor da casa no dia da chegada da folia de Reis, após a chegada tinha um forro pé de serra lascado que ia praticamente até o amanhecer.
            No dia onze de fevereiro os pais de Susy e Lourival faziam uma missa louvena a Nossa Senhora de Lurdes, diziam que era porque a primeira filha do casal irmã de Lourival e Susy tinha o nome de Lurdes e faleceu no mesmo dia em que se comemora a data da aparição de Nossa Senhora de Lourdes, por isso a louvena.
            Depois do carnaval todas as semanas da quaresma até a páscoa não se comiam carne vermelha em respeito, somente peixes e verduras.
No sábado de aleluia, as mulheres começavam cedo fazendo pão de queijo, preparando todo tipo de carne de caça, frangos, porco e até mesmo um garrote era aprisionado.
E a tardinha chegava pessoas de toda a região para malhar o Judá e depois para festança durante toda noite.
            No mês de Junho, dia de Santo Antonio, São Pedro e São João faziam rezas e festas em comemoração dos três Santos, no dia de Santo Antonio iniciava se a enfiação do santo no bambu.
Dia treze era o começo com missa e tudo, sendo Santo Antonio o primeiro a ficar na ponta do mastro e assim fazia também com os outros dois.
Por todo o ano sempre em algum mês faziam festa em comemoração de santo ou mesmo aniversário de alguém assim a vida ia percorrendo e todos com alegria.
Até então de amigo pra valer eu tinha Lourival, mas em um domingo eu atravessava um outro esburacado campinho, quando vi um menino sentado, com a cabeça baixa perto da trave do gol já estava escurecendo.

            Oi,
Oi.
E ai começa uma nova amizade,, continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário