.feed-links{display:none !important;

Total de visitas

domingo, 22 de julho de 2012

Uma pena 22/07/12


Uma pena
Estava conversando com o senhor Joaquim e ele me falava do quanto tudo mudou, umas coisas para melhor e outras para piores.

Dizia-me o senhor Joaquim que desde menino ele sempre gostou de musica, então ele aprendeu a tocar violão e cantar em pequenas festinhas, de aniversario, casamentos e principalmente em baile de roça pé de serra.

Para se fazer um baile naquela época tanto os tocadores como os cantores tinham que ser muito bons.

Os tocadores de viola, violão, sanfona, até mesmo pandeiro tinha que ser craque naquilo que estava fazendo os cantores então tinham que ter garganta e ainda por cima de tudo cantar bonito e afiado.

O senhor Joaquim dizia que um cantor tinha que ter goela, pois havia festinha que tinham que permanecer a noite toda cantando e nem podia ficar rouco no final.

O sanfoneiro tinha calos de tanto que tocava, e era assim tudo bem feito e com muito profissionalismo e perfeição.

Aquele dia em que estive conversando com o senhor Joaquim, ele me disse também um artista além de ter o dom, tem também sempre agradecer o que a ele foi dado de graça, o agradecimento pelo dom que lhe foi confiado é sempre estar presente aprendendo e sendo sempre humilde o mais que puder.

Falava-me o senhor Joaquim que no ano de 1969 estivera naquele ano assistindo vários artistas que passou pela cidade em um circo.

O circo ficou montado na cidade por mais de mês e todos os dias tinha uma dupla diferente, durante a temporada ele assistiu todos, ali passou Tonico e Tinoco, Canário e passarinho, Tião carreiro e pardinho, Pedro Bento Zé da Estrada e Celinho, Liu e Leo, Lourenço e Lourival e muitos outros.

Dizia o senhor Joaquim que aquilo sim eram duplas sertanejas havia muita humildade e muito profissionalismo e não cantavam pelo nariz, como a maioria dos artistas de hoje em dia, tem estes aparelhagem para recursos e não cantam nada.

Os artistas de hoje vivem de dispositivo eletrônicos e garganta que é bom não têm, que por sinal é muito ruim, mas a culpa nem sempre é deles, sim, das gravadoras que aceitam de tudo para contrair montantes e não importam mais com o conteúdo, gravam qualquer bosta e ainda dizem que são bons.

Os artistas, ou melhor, nem sei se posso dizer que são artista, são!

Porque sempre estão ganhando muito em cima dos palcos montados por políticos que também não são bons políticos; uma tristeza.

Estes que dizem que são artistas, usam apreteichos para socorrer a garganta que não tem, resmungam palavra por palavra em uma musica e logo depois monta, o som sai praticamente pelo recuso do nariz e não no pomo-de-adão.

Os profissionais de dom divino não têm chance, vivem aqui e ali pelas esquinas das ruas de todas as cidades; é uma pena.

Escutei o que o senhor Joaquim dizia e desde então passei prestar atenção e não é que ele tem razão, de fato à maioria canta usando o nariz para recurso, fora as aparelhagens que estão a sua ajuda.

Uma pena! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário