.feed-links{display:none !important;

Total de visitas

terça-feira, 19 de junho de 2012

Minhas - Minas Gerais 19/06/12

Minhas - Minas Gerais

Muitas eram as lendas que habitavam o imaginário dos primeiros exploradores que penetraram o Brasil. No território onde hoje está Minas Gerais, um lugar em especial chamava a atenção atiçava a cobiça daqueles homens.
Uma serra de nome Sabarabuçu, repleta de ouro e pedras preciosas das mais diversas cores.
Foi ela um dos principais objetivos das expedições, um troféu à espera de seu dono.
Quem encontrasse Sabarabuçu encontraria a glória.
Uma linha separa o sonho do real.
Se Sabarabuçu era a lenda
Antes de se chamar Minas gerais, o estado teve outros nomes: Campos de Cataguás, Capitania de Minas gerais e Província de Minas Gerais.
Os bandeirantes paulistas foram os descobridores das primeiras jazidas do estado, no final do século XVII.


Rica em diamante e lavras de ouro, a região foi palco de grandes conflitos, quer pelo direito de exploração das minas, quer pela cobrança excessiva de impostos, por parte da coroa portuguesa.
Apesar dos conflitos, a economia baseada na extração de minérios trouxe muita prosperidade para a sociedade mineira.
Quando a mineração entrou em declínio, Minas Gerais devia altos impostos para a Coroa. Essa situação acabou gerando descontentamento e desejos da população em romper com Portugal, a fim de tornar a colônia uma nação livre e independente. Um desses movimentos, a Inconfidência Mineira, teve a participação de intelectuais, mineradores, militares e pessoas ligadas à produção agrícola. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos inconfidentes, foi enforcado e esquartejado, depois de assumir toda a culpa pelo movimento, livrando, assim, seus companheiros de ideal libertário.
A cultura do café ajudou Minas Gerais a se recuperar após a proclamação da independência do Brasil. Tanto no império, quanto no período republicano, o estado tem participação decisiva na vida política do país, aliando-se a São Paulo em muitos momentos importantes.
Os incentivos fiscais dos governos federal e estadual, a partir dos anos 70, impulsionaram o crescimento industrial do estado.
No entanto, Minas Gerais ainda convive com o desequilíbrio social, uma vez que possui uma das áreas mais pobres do país, numa região, ao norte do estado, castigada pela seca.
Além das estâncias hidrominerais, como Poços de Caldas, Lambari, São Lourenço e Caxambu, o patrimônio mineiro de arquitetura e arte colonial é grande atração turística do estado.
As cidades históricas recebem milhares de pessoas de todo o Brasil, que se dirigem a Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, São João Del Rey e Diamantina, para apreciar a arte nascida da prosperidade do século XVIII, decorrente da extração de ouro na região.
As cidades de Ouro Preto e Diamantina são consideradas patrimônio histórico da humanidade, Minas Gerais é o maior estado da região Sudeste e o segundo mais industrializado do Brasil. A partir dos anos90, centenas de novas indústrias se instalam no estado, atraídas pelos incentivos fiscais do governo e pela facilidade de escoamento dos produtos para o resto do país.
No estado, há uma grande concentração de empresas de autopeças, em decorrência de ali estarem inúmeras montadoras de automóveis.
Minas Gerais também é um grande produtor de móveis e de minérios, como ferro, ouro, cimento e aço.
De Minas Gerais sai à metade de toda a safra brasileira de café. Também está entre os maiores fornecedores de feijão, milho e frutas, especialmente o abacaxi. O estado tem o segundo maior rebanho do país, atrás apenas de Mato Grosso do Sul, sendo um grande produtor de carne bovina e de frango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário