.feed-links{display:none !important;

Total de visitas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

28/12/11 A história de John

A história de John
Precisei fazer uma viagenzinha a São Paulo, para mostrar minhas idéias a um pessoal de uma editora.
         Bem, não consegui nada, esse troço de querer fazer o que gosta e tentar repassar para alguém não é fácil.
Garanto que, se; eu fosse um Boni, ou quem sabe um S.S nem precisava ficar correndo atrás de ajuda, vinham até mim como urubus na carniça, mas por infelicidade a minha, não tenho nem nome e muito menos dinheiro.
         Ficou desperdiçada a visita que fiz ao pessoal das editoras, mas tudo bem.
O importante dessa viagem foi o conhecimento que fiz com um rapaz de trinta e nove anos e me mostrou uma aprendizagem que vai ficar guardado ate meus últimos dias.



         Como disse: fui mostrar um pouco dos meus escritos e para isso teria que ficar em algum lugar por uns dias, bem como minha prima mora na vila prudente fui ficar ali com ela e sua colega.
         Esta minha prima namora um rapaz, que é primo desde outro rapaz com quem fiz uma amizade da qual vou tirar proveito para sempre.
Como eu saia cedo indo aqui e ali para encontrar com esse pessoal de editoras, quase não ficava na casa de minha prima a não ser dormir, mas naquele sábado, ela me disse que se eu quisesse poderia ir-me com ela a casa de seu namorado.
Na hora achei muito estranho o convite, mas por outro lado o que ficaria fazendo ali na vila sem nenhum conhecimento, porque não ir.
         E fomos!
Eram somente cinco quarteirões.  
E da casa do namorado de minha prima a casa desse cara que se tornaria um grande amigo meu, somente duas casas separava, depois de um tempo que já estava ali, fui convidado ir a casa desse rapaz.
         Isso deviria serem duas horas da tarde daquele sábado, quando chegamos e adentramos a casa, logo em seguida fomos diretamente ao quarto desse carinha, que eu ia ficar de queixo.
         Bem tinha dito minha prima que aquele moço tinha bastante peso e que nem já andava mais.
Tomei um susto ao adentrar o quarto, vi ali naquela cama feita de puro ferro, com um colchão praticamente desfeito pelo peso que suportava, parecia uma prancha de surfista e ali estava jogado um monte de toucinho.
         Via que era uma pessoa pelo movimento que fazia, com a cabeça e os braços, então cumprimentamos e ele muito simpático já começou com uma boa prosa.
Os familiares permaneceram ali por um tempo curto, e como eu adorei o jeitão do moço fui ficando a prosear com ele, nem mesmo vendo a hora ir passando.
         Nosso prosear estava tão bom que ele me contava toda a sua historia de vida e como foi que começou a criar uma gordurinha.
          O interessante era que eu olhava naqueles olhos azuis daquele corpo que estava em minha frente e achava lindo-os, e que traço tinha aquele rosto mesmo sendo de um tamanho exagerado, mas pela gordura permanecia sem rugas e lustroso como bundinha de bebê.
         Depois de certo tempo ali conversando o moço me pediu para pegar o copo de água que estava em cima da cômoda e fui quando vi uma foto tirada há tempos atrás, peguei a foto e fiquei olhando.
         O rapaz me disse; esta vendo como fui bonito, e como era esbelto.
Na hora nem soube o que dizer, foi quando ele me disse senta ai, vou te contar como tudo começou e quero que se possa escreva para que garotos não cometam o que cometi na infância.
         Até meus nove anos de idade, eu tinha um corpinho que dava inveja e que corpo, minhas coleguinhas de escola sempre davam em cima de mim, mas eu nem me preocupava com isso.
Eu podia escolher quem eu quisesse claro que nós éramos muito novinhos para dizer que queria namorar, mas se quisesse podia sim.
Então vou te contar como virei esse monte de coisa em que esta vendo a sua frente.     
         Eu tinha para serem exatos dez anos, quando fomos a uma festança na casa de meu tio em minas gerais, isto foi no mês de dezembro, final de ano e como aquele povo tem fartura em suas casas.
Em toda a casa que chegava tinha o que comer pão de queijo, bolo de fubá, leite à vontade e no almoço e jantar, todo tipo de carne, assado, frito, cozido do jeito que quisesse.
A gulodice estava maior que a vontade de comer, já não cabia mais nada e continuava comendo como porco de chiqueiro.
         Eu estava ouvindo o moço e anotando em minha mente para que depois co suas palavras eu pudesse contar os fatos a outros, então ele continuava.
         Mal sabia eu que ali seria o inicio da minha estupidez e burrice que faria perder completamente o domínio de mim.
O gosto de comer carne e mais carne com sal e todo tipo de alimento em que via a minha frente ia penetrando não só dentro de meu estomago, fazendo o alongar, mas também me transformava por completo.
E meu pensamento já estava sendo dominado pela gulodice e uma fome avassaladora que nada satisfazia o desejo de comer.
         Estava me transformando em um animal de engorda, que come deita e dorme, assim estava sendo eu e nem ouvia o que os familiares ou mesmo alguns conhecidos diziam.
E não foi falta de aviso, agora aqui esta em cima desse leito um corpo esperando o tombo e nem sei se posso chamar uma coisa dessas de corpo, isso não vive; vegeta, pois até para fazer uma vontade que necessita precisa de ajuda.
         Hoje nem em frente a um espelho chego, como também poderia se para tudo dependo de outros, ainda quando mais novo deveria ter olhado profundamente em meu corpo e avistado o futuro.
O espelho é o maior conselheiro que alguém pode ter por instrução, quem for sábio verá na frente do espelho tudo que lhe espera um tanto não muito longe.
         Aos meus doze anos quando olhava no espelho e via o sebo que ia surgindo em todo a minha carcaça, deveria ter me contido com o ajeitamento de alimentos, me estufava e continuo assim ate o momento, agora sei que é tarde, espero de verdade meu fim para não dar trabalhos a outros como estou neste momento.
         Quando estiver falando com alguém sobre mim não esconda nada, fale tudo do jeito que eu estou a lhe contar.
Diga sempre que tudo que acontece com as pessoas seja o bom seja o mal, a culpa sempre é do dono do corpo e não tem outro que pode ter culpa.
Quando comecei a comer exageradamente deveria ter dito a mim mesmo isso me fará mal e vai me prejudicar para sempre, mas não, fui me levando pelo apetite insaciável.
         Teve algum dia que cheguei frente ao espelho e me peguei falando sobre minha gordurinha, mas nada daquilo adiantou continuei comendo como touro e veja você onde me encontro.
Agora aqui esta um monstro que não tem volta, mesmo que alguém fizesse alguma coisa nada adiantaria, minha pelanca assustaria até eu mesmo e todos sabem disso.
         Portanto nada adianta pedir para que eu deixe de comer e nenhum remédio me vai fazer deixar, pois meu desejo de gula é maior do que eu mesmo.
O pior de tudo é que quem paga minha gulodice é os pobres carnais trabalhadores, pois para me saciar o comando tem que ajudar com a quantidade que estipularam.
         Sendo então o salário da tentação, da desonestidade de minha parte, pois ainda não tenho idade de trabalho ou idade avançada para receber este auxílio.
Quando for escrever sobre mim meu caro amigo que fui muito com seu jeito, para contar o que estou lhe contando temos que ter algum tipo de afinidade ou os espíritos bater um com outro.
         Então ao falar de mim diga o que disse a você, se começarmos bebendo sempre um tiquinho de nada, uma taçinha de vinho nada mais que isso, ela fará muito bem a nós e ate nos fortalecera de alguma maneira, mas se exagerarmos com a quantidade é certeza que ficaremos alcoólicos para sempre.
O mesmo vai acontecer com os fumantes e por ai vai então a culpa é do dono do corpo e não de outros.
         Agora meu caro sei que eu poderia de inicio, para com aquilo em que estava me prejudicando, mas não fui fundo, e me prejudicando, na época talvez sem consciência, mas depois poderia sim ter dito, parei e nunca seria tarde como agora.
         Teve tempo que ate achei bonito e dizia sou um touro, aproveitando os menores que estavam o meu redor, você não come nada é muito fraquinho, eu dizia.
Uma imbecialiadade, uma loucura que tinha.
Com coisa que comer e comer eram a melhor parte da vida, agora eu sei que a melhor parte é simplesmente ter vida, para viver, nada mais que isso.
         Meu caro escreva e fale certo, quem bebe muito, quem fuma muito, quem come muito e que é exageradamente desbaseado naquilo que faz, têm vida curta e aqui em sua frente esta o exemplo.
Um monte de coisa nenhuma, que vive sem aproveito, do que adianta um corpo estar com vida se não tem uma vida para viver.
         Tudo começa devagar, mas quando se nota é tarde, mas tem coisa que se dá jeito quando se é percebido, por isso meu caro, diga e não tenha receio de falar quando você vires um corpo ficando como bola, tente dizer o que você viu aqui.
         Note meu caro o peso do meu braço é igual o peso que você tem por inteiro, eu garanto que tem dias que você se sente cansado, pois você não esta em seu peso ideal.
         Tome conta antes que vire um monte como o que vê aqui, vou pedir minha irmã que tire uma foto e leve contigo, pois quando estiver a falar com alguém e não quiserem acreditar em ti, mostre-a.
         Eu meu caro fui e sou a barrigada perdida que minha mãe colocou no mundo, para viver, mas por imbecialidade e incapacidade de discernir o certo do errado, esta aqui como um monte de uma coisa que se mexe sem poder sair do lugar sozinho.
         Caro, como eu por ai esta cheio e os fininhos estão arcando com nossas despesas, sem que saibam que estão contribuindo para continuarmos vivendo, sem viver direito.
         Tudo meu caro aqui tem explicação, basta querer entender, se você começar bebendo exageradamente com certeza vai atazanar a vida de outros, se usa qualquer tipo de droga vai causar danos do mesmo jeito, assim é com quem começa a comer sem parar, pensando que a vida é comida, com certeza no fim vivera como eu nas mãos dos outros.
         Meu caro ao dizer isto para alguém seja sincero e diga se não tiver poder para dominar seu pensamento e desejo, melhor seria morrer no ninho.
Como perceber que esta excedendo o limite, muito fácil quando notar que suas calças já não entram no corpo como antes é sinal que precisa modificar o costume, ou se você estiver em uma fila qualquer esperando pelo atendimento e suas pernas começarem a queimar como brasa.
Por favor, você deve imediatamente para com o excesso de alimentos é coisas simples que no futuro dará um desagrado, mantendo preso a um leito, como estou agora.
         Eu ouvia tudo caladinho o que o moço me contava e com isso até me esqueci do nome dele, mas isso nem vinha ao caso, o importante era que ele estava se abrindo a mim, como um irmão, ou melhor, que isso, ele estava confiando em mim.
Eu no momento em que adentrei aquele quarto senti tristeza por ver um corpo de homem tão grande como o dele, mas agora a essas alturas eu já nem mais sentia tristeza e nem muito menos dó, queria eu saber tudo que ele estava querendo dizer e quem sabe seria bom mesmo eu escutar, para depois repassar para alguém; e ele continuava.
Meu caro tem gente por ai que diz que engordar pode ser por ansiedade, stress ou mesmo por tendência familiar, lhe digo nada disso, se quiser de fato não ser gordo, não vai ser e pronto, basta manter o alimento controlado na quantidade que nunca vai exceder o limite.
         Sem essa de tendência, se o pai ou a mãe são gordos é porque exageraram quando em sua juventude e agora tarde é.
         Se a mãe ao parir, deveria manter a quantidade que tinha de alimentação, mas não desanda e come como uma leoa, ai não tem jeito mesmo, por outro lado os filhos vendo os pais gordos como capados e a mesa farta, também deitam e rolam, assim dizendo que é tendência familiar.
         Tudo meu caro, tem um motivo para dizer que isso é isso e aquilo é aquilo, quem fuma muito sempre diz que aprendeu com outros, quem usa droga diz que é porque não tinha alegria ou felicidade, ai a lona cai deixando ao  chão.
         Quero meu chapa, que sempre que puder fale sobre mim para outros, mas diga tudo certinho como estou lhe contando, fui um garoto que dava aspecto com artista de cinema.
Quando tinha nove para dez anos, minha altura era de um metro e cinquenta e sete, um corpo bem nos trilhos, o cabelo bem aparado e com esses olhos azuis cor do céu não tinha para ninguém, mas veja você agora meu caro, lastimável sou levado e trazido por mãos de outros, mas que me querem bem.
         Meu amigo se é que já posso chamar assim, pois para ficar esse tempão me ouvindo deve ter no mínimo gostado de mim, e por isso chamo de amigo, e lhe digo fale mal de mim, por favor, mas fale.
         Você tem toda a liberdade dada por mim para dizer que são gordos e gordos somente aqueles que se acham.
 E aquele que é sábio nunca será um gordo, dominara de qualquer forma para manter-se ao normal, um gordo meu caro, não tem sabor ate, esmo em fazer aquilo que todos amam “o sexo”.
E este quando da por si tem em suas partes intimas assaduras que fazem com que sofra muito e outra grande porção de problemas, tais como falta de ar, cansaço e outros tanto a mais.
         Tudo meu caro é fácil basta querer modificar, e você deve de estar perguntando ai por dentro de ti mesmo, por que ele diz isso, mas é gordo como um porco caipira de toucinho rachado.
Ora essa simples, deveria ter me dominado há vinte anos atrás mais ou menos, agora não adianta mais, já estou no finzinho de vida, se me operar corre risco se não operar corre do mesmo jeito, então esperar e ver o final chegar.
Mas meu caro, fale isto para aqueles que começaram a engordar, por favor, diga a eles que não se escandalize comendo como elefante de circo.
Assim meu chapa eles terão uma vida plena e saudável, vivendo maravilhosamente bem ao lado de quem ama, seja dos pais, dos filhos, e dos amigos.
         Passava das vinte horas quando minha prima disse que se eu quisesse iríamos embora e seu namorado iria nos levar até a vila prudente.
         Despedi-me de toda a família e ao final da prosa o moço me disse que não ia esquecer-se de me mandar à foto dele gordo, mas a foto dele em juventude trouxe comigo, estou esperando pela foto, sei que vai mandar.
         Dessa viagenzinha que fiz, não consegui o que sempre esperei da vida, mas uma coisa eu aprendi com aquele rapaz de corpo amplo, se poder - mos mudar as coisas seja ela qual for e se esta coisa for para nosso bem, então porque não tentarmos.
         E sinceramente é o que estou tentando fazer, não que eu seja gordo, mas com aquelas palavras do rapaz eu coloquei em minha mente que eu posso e vou conseguir.
Estou com cinquenta e quatro anos e comecei fumar quando tinha oito anos, portanto quarenta e quatro anos fumando sem parar, dia e noite, parando somente dentro do sono de seis a sete horas mais ou menos.
         Então com aquelas palavras ditas a mim saindo da boca do moço primo do namorado de minha prima, coloquei me pratica e hoje já estou com quarenta e cinco dias que não coloco o cigarro entre os dedos.
Sei que nem posso me gabar com isso, pois teve gente que depois de dez anos parados voltou ao vicio de novo, mas tenho fé que ei de conseguir, eu vi naquele rapaz a angustia e a aflição e aquele falar de desejo de morte, muito triste isto.
E foi por isso que tomei essa decisão e vou fazer o de melhor que há em mim para que no final eu acabe com esse maldito, que por muitos anos me dominou. Pronto.
Acho que seu eu tivesse uns quilinhos a mais eu travava a boca e tentava dominar o desejo desastroso, pois gula é o mesmo que encher bexigas, se não manter a quantidade exata acabam por estourar.
E você que ler ou ouvir falar, não leve a mal, o que estou escrevendo aqui foi o que ouvi do primo do namorado de minha prima, que reside em São Paulo na Vila Prudente um perto do outro e seu nome para os mais íntimos é
John.
















                                                                                                 
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário